Projeto Escoteiro da Pátria - Sempre Alerta no Combate à Dengue

09:27:00 Grupo Escoteiro Padre Olímpio 0 Comments

O projeto “Sempre alerta no combate à dengue”, desenvolvido pela guia Aline Coelho para conquistar o distintivo Escoteiro da Pátria, teve como objetivo ajudar no combate à dengue, encaixando-se assim em uma das Prioridades do Milênio definidas pela Organização das Nações Unidas, o objetivo 6 “combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças”. O projeto iniciou em Fevereiro e finalizou em Agosto de 2012.

A ideia do projeto surgiu depois da imprensa itabirana divulgar em fevereiro de 2012 que o indíce de infestação para Aedes aegypti em Itabira estava em alerta vermelho.
Depois de desenvolvida a ideia, a guia entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Itabira para pedi-los o apoio necessário para a execução do trabalho. A Secretaria forneceu cartazes, panfletos e amostra do mosquito Aedes Aegypti.
Esses materiais, juntamente de uma apresentação de slides explicativa feita pela guia e da exibição do documentário “O mundo Macro e Micro do Mosquito Aedes Aegypti Para combatê-lo é preciso conhecê-lo” da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram utilizados nas palestras sobre o assunto que foram dadas na Escola Estadual Professora Palmira Morais. Todas as turmas do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio assistiram à palestra e os cartazes foram fixados nos murais da escola.

 
 


Além disso foram confeccionadas pela guia Aline, armadilhas para o mosquito transmissor da dengue feitas com materiais recicláveis e colocadas nas casas de alguns membros do GEPO para coletar larvas do mosquito.

0 comentários: